Chapas Galvanizadas – Tipos de Revestimento

Cristais Normais x Cristais Minimizados

A resistência à corrosão das chapas galvanizadas é determinada basicamente pela camada de zinco que por sua vez é proporcional à espessura do revestimento. Quanto mais espesso for o revestimento de zinco, maior será a durabilidade do material galvanizado, considerando-se um mesmo ambiente. Na maioria das atmosferas o revestimento de zinco proporciona excelente resistência à corrosão uma vez que a velocidade de corrosão do zinco é, em média, 25 vezes menor do que a do aço sem revestimento.

As chapas galvanizadas são produzidas com diversos acabamentos superficiais dentre eles o cristal normal e o cristal minimizado. As chapas galvanizadas com cristais normais apresentam brilho metálico e desenho de flores resultantes do livre crescimento dos cristais de zinco durante o processo de solidificação. Este material é utilizado, na maioria das vezes, em aplicações sem pintura do segmento de construção civil tais como telhas, tapamentos laterais, etc. É utilizado ainda na fabricação de silos e equipamentos agrícolas. Já as chapas galvanizadas com cristais minimizados apresentam uma superfície mais lisa e com aparência mais regular, o que é adequado para aplicações que exijam pintura posterior. Esse material é muito utilizado na fabricação de telhas pré-pintadas.

A escolha do acabamento deve levar em conta a aplicação do produto, sendo o cristal minimizado recomendado para aplicações que exijam pinturas. É importante ressaltar que, em termos de resistência à corrosão, o acabamento superficial não tem nenhuma interferência uma vez que a resistência a corrosão é diretamente proporcional à espessura do revestimento, ou seja, não existe nenhuma relação com o acabamento da superfície.

Fonte: ICZ - Instituto de Metais não Ferrosos